CONEXÃO DA VIRADA
12 de julho de 2010
Para pensar...
OS CRISTÃOS E O HOMOSSEXUALISMO
Introdução
A relevância do tema se deve ao fato de que hoje temos:
• Novelas retratando explicitamente a vida de casais homossexuais;
• Países que já aprovaram o casamento homossexual;
• Psicólogos cristãos com seus CRPs cassados por tentarem ajudar homossexuais a converterem sua orientação sexual.
• Igrejas ditas evangélicas que ordenam pastores e oficiais homossexuais;
• Movimentos homossexuais tentando impedir, através do poder público, a liberdade de expressão contrária à prática do homossexualismo, seja religiosa ou não.
Assista ao vídeo, parte de uma série veiculada pelo canal GNT:
http://www.youtube.com/watch?v=loedrErNnQU
O vídeo retrata o desequilíbrio da igreja pós-moderna para os dois lados: há tanto uma parcela que diz que Deus odeia os gays quanto uma outra que força a interpretação das Escrituras para dizer que Deus é a favor da prática homossexual, assim, a culpa que leva muitos gays ao suicídio é incutida neles pela igreja, a grande vilã, afinal.
• Movimentos homossexuais tentando impedir, através do poder público, a liberdade de expressão contrária à prática do homossexualismo, seja religiosa ou não.
Assista ao vídeo, parte de uma série veiculada pelo canal GNT:
http://www.youtube.com/watch?v=loedrErNnQU
O vídeo retrata o desequilíbrio da igreja pós-moderna para os dois lados: há tanto uma parcela que diz que Deus odeia os gays quanto uma outra que força a interpretação das Escrituras para dizer que Deus é a favor da prática homossexual, assim, a culpa que leva muitos gays ao suicídio é incutida neles pela igreja, a grande vilã, afinal.
Esse é um dos temas mais polêmicos dos últimos anos, não porque seja novo, mas porque hoje sociedades tradicionalmente cristãs estão mudando radicalmente sua forma de enxergar e de lidar com o homossexualismo.
No Brasil, a igreja tem enfrentado retaliações, como o PL122/06 (Projeto de Lei 122 de 2006, que tramita na câmara), que diz:
“Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação
sexual e identidade de gênero.”
“Art. 4º-A Praticar o empregador ou seu preposto atos de dispensa direta ou indireta:
Pena: reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.”
Isto quer dizer que da mesma forma que já é crime – e concordamos com isso – reprovar alguém naquilo em que esse alguém naturalmente é (negro, índio, judeu etc), também passa a ser crime reprovar alguém por aquilo que ele decidiu ser, mesmo sabendo previamente que a Bíblia proíbe.
“Art. 6º Recusar, negar, impedir, preterir, prejudicar, retardar ou excluir, em qualquer sistema
de seleção educacional, recrutamento ou promoção funcional ou profissional: Pena – reclusão de 3 (três) a 5 (cinco) anos.
Isto quer dizer que se algum pastor se declarar homossexual e o presbitério quiser discipliná-lo ou afastá-lo por isso, então o presidente do presbitério poderá pegar de 3 a 5 anos de cadeia.
“Art. 8º-A Impedir ou restringir a expressão e a manifestação de afetividade em locais públicos ou privados abertos ao público, em virtude das características previstas no art. 1º desta Lei:
Pena: reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.”
Isto quer dizer que se um casal homossexual entrar na igreja e ficar trocando cafuné e se beijando, e um diácono adverti-los, esse diácono pode pegar de 2 a 5 anos de cadeia.
“Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia,
religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero:
§ 5º O disposto neste artigo envolve a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica.”
Isso significa que se um pregador falar contra o homossexualismo, mesmo do púlpito de uma igreja cristã, ele pode pegar de 1 a 3 anos de cadeia.
Todos sabemos que, biblicamente, homossexualismo não é doença, é pecado ou consequência espiritual do mesmo.
MAS SERÁ QUE A IGREJA TEM SABIDO LIDAR COM ESSA QUESTÃO DE FORMA SAUDÁVEL, A PARTIR DA PERSPECTIVA DO QUE DEUS REVELOU EM SUA PALAVRA?
1. O que o mundo hoje está dizendo sobre o homossexualismo?
1.1. Relativismo moral
O que é certo para você pode não ser para mim e vice-versa. Não existe uma verdade absoluta, nem mesmo na Bíblia: o que valeu para os seus autores no passado não serve mais para nós hoje:
“Só porque está escrito na Bíblia não quer dizer que tem que ser assim hoje em dia” (vídeo).
1.2. Inclusivismo
Para muitos, inclusivismo significa que dizer que um determinado comportamento é errado é excluir quem o pratica.
“Não devemos nunca ser exclusivos, a Palavra de Deus é sempre inclusiva. Jesus sempre acolheu os excluídos” (vídeo).
1.3. Todas as formas de amor são válidas
“Desde que haja reciprocidade, tudo é valido” - afirmam.
2. O que a Bíblia diz claramente sobre o homossexualismo?
2.1. A condenação da Lei
Levítico 18.22 “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação”.
Levítico 20.13 “Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles”.
2.2. O caso de Sodoma
A palavra “sodomia” ganhou, ainda na antiguidade, a conotação de sexo entre homens (Dt 23.18; 1 Co 6.9; 1 Tm 1.10), em alusão ao que era praticado na cidade de Sodoma (Gn 19).
É sabido pela história que toda forma de perversidade sexual era praticada naquela cidade, mas a Bíblia não é tão específica, atribuindo a sua destruição pelo Senhor apenas ao Seu juízo pelo pecado de um modo geral, que se agravava mais e mais.
Gênesis 13.12-13 “Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR”.
Gênesis 18.20-21 “Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. 21 Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei”.
Gênesis 19.4-5 “Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; 5 e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles”.
Os gays autodenominados cristãos querem dizer que o pecado cometido pelos cidadãos de Sodoma naquela ocasião não foi a intenção de abusar sexualmente dos anjos, mas sim a falta de hospitalidade.
Fica evidente que essa suposição não se sustenta quando Ló oferece suas filhas virgens aos sodomitas para que eles abusem delas.
2.3. A perspectiva da Nova Aliança (tempo da graça) sobre o homossexualismo
Romanos 1:22-27 “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos 23 e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. 24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. 25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. 26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão”.
1 Timóteo 1:8-10 “Sabemos que a Lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada. 9 Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas, 10 para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina”.
2.4. Inclusivismo de pessoas, mas não de comportamentos
É verdade que o evangelho é inclusivo em relação às pessoas, independente de quem são ou do que fizeram no passado.
Romanos 2.11 “Porque para com Deus não há acepção de pessoas”.
Mas o evangelho não é inclusivo em relação a comportamentos ou quanto ao que é certo ou errado. O próprio Jesus reivindicou exclusividade quanto à Verdade:
João 14.6 “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.
Em Cristo Deus provou o seu amor e aceitação para com os marginalizados pela sociedade, mas nunca aprovou sua conduta (p.ex.: mulher adúltera – “vá e não peques mais”).
AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS CRISTÃOS JÁ DISSERAM, CREMOS PELA BÍBLIA QUE DEUS AMA O HOMOSSEXUAL, EMBORA ODEIE O HOMOSSEXUALISMO.
2.5. Nem todas as formas do que se chama de amor são válidas
A Bíblia nos ensina que, desde que somos pecadores, não somos mais naturalmente capazes de conhecer o verdadeiro amor. Basta lermos 1 Coríntios 13 para percebermos que não somos capazes de exercitar o verdadeiro amor, senão mediante a capacitação do Espírito Santo.
A mesma lógica que os homossexuais usam para defender que o que ocorre numa relação homossexual é amor pode ser usada pelo pedófilo, desde que haja reciprocidade por parte do menor.
3. Quais os atuais desafios dos cristãos diante dos homossexuais?
BASICAMENTE, O MESMO DESAFIO DO CRISTÃO DIANTE DE QUALQUER PECADOR COM QUALQUER TIPO DE PECADO.
3.1. Aprender a amá-los como Jesus os ama
João 6.37 “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”.
3.2. Estar preparada para acolher aqueles que querem se reconciliar com Deus
Romanos 14.1 “Acolhei ao que é débil na fé...”
3.3. Não negociar a Verdade absoluta de Deus revelada em Sua Palavra
Mateus 5:18 “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra”.
Lucas 16:17 “E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei”.
3.4. Em hipótese alguma discriminar alguém por apresentar comportamento homossexual
Tiago 2.9 “...se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores”.
3.5. Encorajar aqueles que enfrentam tentação nessa área
Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”
1 Coríntios 6:9-10 “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos 10 nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. 11 Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus”.
1 de julho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)